segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aberto do Brasil - Registro - Todas as outras rodadas!

Então!
Terminado o torneio, vou falar das últimas rodadas, começando da quinta que foi com o Luciano
Maia... Vou ver se dá pra colocar vários visores no mesmo post, qualquer coisa eu dou um outro
jeito...
Bom... Resolvi jogar alguma coisa diferente, já que nos interclubes do ano passado eu tinha
ficado mal numa Maroczy...
Mandei um 1.Cf3 b5!? que quase ninguém joga, mas nem por isso o preto fica perdido...
Passado uns lances o branco conseguiu uma vantagem de espaço e tal, mas eu tava tranquilo
tirando as peças também.
Quando decidi fazer alguma coisa, mandando 16...h6 com idéia de g5, g4 e coisas assim, ele explodiu
primeiro com 17.c5 e depois disso começou certa zona... Tanto que pensei uns 45 minutos em um
só lance o que me deixou jogando só nos acréscimos...
Por sorte ele não encontrou a melhor resposta pro 19...Dc6 e consegui entrar num final com peão
a mais, que depois virou ponto...



Então...
Com isso, ficaram liderando eu e Andrés com 5 em 5, e nada mais justo do que jogar com ele
na sexta rodada...
Ele mandou 1...e5, desviando da francesa e entrou numa Archangelsky que eu só lembrava de
uma novidade que eu tinha preparado um tempo atrás, mas era duvidosa...
Mandei 12.Dd3 e 13.Bd5!? que na verdade foi jogado já por dois caras estranhos numa partida
por e-mail...
Joguei um 16.Dxf6 bem ruim e fui ficando pior aos poucos...
Quando caiu um peão o tempo dele começou a subir e levei um Dxe4, Dxh4 que não tinha visto...
Muito no susto, rolou um Txf7 com complicações táticas e acabou repetindo 3 vezes no meio da confusão...



Na sétima repeti brancas com Milos e levei uma novidade boa na cabeça, numa linha que eu achei
que era o único cara que jogava, mas ele já tinha estudado e jogado também...
Depois de 12...d5 acho que o branco não tem vantagem, apesar de um monte de complicações
possíveis...
No lance seguinte ele ofereceu empate e como não fazia muita idéia de como continuar e nem
o que tava acontecendo, resolvi pegar...
Um pouco cedo talvez...



Na oitava joguei com Everaldo de pretas, e com rodada às 8:30 da manhã, fazendo com que
qualquer enxadrista bocejasse umas 3 vezes por lance... (Ritmo altamente frenético no torneio)
Joguei uma Schveningen e mandei uma idéia nova, que pensei no tabuleiro... que foi jogar com a6
e Ca5 rápido pra ele não conseguir jogar Cc4... Parece que deu certo e consegui igualar sem
grandes problemas...
Ele me deixou romper com d5-d4 e quando era pra eu conseguir uma vantagem concreta,
falhei no cálculo e não vi 23...dxc3! 24.Bb6 cxb2! entrando num final de dama por torre e bispo
que eu tenho toda a compensação do mundo...
Depois disso entrei num final um pouquinho melhor, mas não tive muita chance... Tablas de novo!



E por fim a última rodada!
Dobrei pretas com o Diego di Berardino enquanto nas outras primeiras mesas, tava rolando
Leitão x Andrés, Milos x Tiné e Krikor x Edgar...
Mais uma Schveningen, e que na verdade fui enganado na ordem, e tive que entrar na linha
principal com a6, que não lembrava muito...
Levei um pouco de pressão, numa partida tensa e acho que rolaram umas imprecisões com 17.Cd1 e 25.Cg4... Entrei num final um pouco melhor e fiz o último ponto!



Com isso, ficaram 5 pessoas empatadas com 7,5!
e no desempate Milos foi primeiro, na frente de Leitão, eu, Andrés e Krikor...

Do torneio, posso dizer que embora tenha sido ultra corrido, foi muito bom e acho que no geral
o pessoal gostou bastante! Fazia tempo que não rolava um aberto tão grande no Brasil, e os
organizadores batalharam firme pra tudo dar certo! E pra ter uma idéia o Nilton Hirota, tava
organizando, levando o pessoal do hotel pro torneio, pra comer e coisas assim e ainda jogou!
Haja fôlego...
haha

Próxima parada é Santos!
Fechado pra norma de GM, que começa dia 17...
Hasta la vista!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro G.M Fier, gostaria de fazer uma parceria entre blogs?!
Meu endereço virtual caso queira conferir:
www.clxba.blogspot.com
Atenciosamente,
Jean Monteiro

Anônimo disse...

eu fui! (?)
SHHASIUOAHUHS

parabéns pelas partidas.(:
mesmo que nem todas saíram com você queria. ;~~

bêjo!

Anônimo disse...

Parabéns NoFier! Sua melhor jogada disparado no torneio foi acusar a repetição na partida com o Andrés! Vai longe se continuar assim!

2700chess.com for more details and full list